sábado, 12 de junho de 2010

Memórias do Soito e do Colmeal - Espólio de António Marques de Almeida (Comeal)

Na sequência do texto e fotos que aqui publicámos no passado dia 2010/06/05, sobre alguns aspectos da vida de Adelino Brás de Almeida, nascido no Soito em 1879 e que no Colmeal teve estabelecimento de mercearias, vinhos e miudezas e oficina de sapateiro, publicamos agora mais algumas fotos de deste nosso conterrâneo e respectiva família, esperando que estas publicações sejam um estímulo para que alguns dos nossos “leitores” que disponham de material idêntico o disponibilizem, também,  para publicação.

É que a História do Soito, bem como a das restantes aldeias da nossa zona faz-se, sobretudo, pela história das pessoas que ali nascerem e/ou viveram e que, aprendendo com a dureza da vida nas nossas terras, se tornaram seres humanos de grande capacidade e iniciativa, capazes de vencer em qualquer em qualquer parte do mundo para onde se deslocaram, sem nunca esquecerem o seu torrão natal.


Guia de inspecção militar de António Brás de Almeida


Livro de registo do estabelecimento com anotações do direito às água de rega nas terras da "quinta"





Fotos de família: da esquerda para a direita – Virgínia e netos (os 3 irmãos mais velhos de António Marques de Almeida); Adelino e Virgínia; filha e três netos.



Batizado


Ainda com base na informação que nos foi cedida por António Marques de Almeida, o próximo texto a publicar falará um pouco de António Martins Mendes, natural do Soito e que também teve uma importante participação no regionalismo, através da União Progressiva da Freguesia do Colmeal.

António Duarte

1 comentário:

  1. Seguramente em breve outros conterrâneos, vão também ceder documentos, fotos, cartas ou imagens que contribuíram para enriquecer este “Blog” e ajudaram a divulgar, factos, personagens, vivências dos nossos antepassados.
    Conhecer o passado, fortalece a nossa acção no presente e ajuda-nos a trilhar o caminho futuro com mais convicção e energia.
    António Marques Almeida

    ResponderEliminar