sábado, 5 de junho de 2010

Uma Jornada às memórias de Góis - Visita ao Espaço Museológico do Soito em 12 de Julho

No há património sem memória. A memória perde-se no tempo se não a preservamos. Os espaços museológicos são locais privilegiados para preservar as memórias, o património das comunidades.


Góis é um concelho com uma riqueza inquestionável, que transparece nas sensações e cores patentes na sua biodiversidade paisagística; nos saberes e tradições que resistem à dureza do tempo; no património de cariz histórico, arqueológico, arquitectónico e etnográfico que engrandece a sua cultura.

Nos últimos anos têm sido criados, muitas vezes por iniciativa de associações ou outras agremiações concelhias, um pouco por todo o concelho, núcleos museológicos com o mote comum de preservar e divulgar o vasto, rico e, grande parte das vezes desconhecido património cultural concelhio.

Com intuito de divulgar e dar a conhecer a riqueza cultural que estes núcleos museológicos encerram vai a Câmara Municipal de Góis promover, no dia 12 de Junho, uma visita

aos espaços museológicos do Concelho de Góis, no período entre as 09h30 e as 15h30, devendo os interessados contactar o Posto de Turismo de Góis para efeitos de inscrição e outras informações.

Esta iniciativa contempla a visita à Colecção Museológica de Góis, Núcleo Museológico da Cabreira, Núcleo Museológico do Soito, Núcleo Museológico do Esporão, Museu Paroquial de Arte Sacra e Casa do Ferreiro.

Gabinete de Imprensa CMG

1 comentário:

  1. O Soito está de parabéns pelas iniciativas tão abrangentes e em várias frentes, que está abraçar.
    O Núcleo museológico é um exemplo da implementação duma nova forma de fazer regionalismo. Estimular e consciencializar a comunidade da Freguesia do Colmeal e em especial as gentes do Soito, para cederem património, que irá ser preservado, para contribuir para a divulgação, dos nossos hábitos, vivência e costumes é uma forma de fazer cultura e de enriquecer o património do Concelho de Góis.
    Parabéns uma vez mais.
    António Marques Almeida

    ResponderEliminar