quinta-feira, 15 de julho de 2010

Soito - uma aldeia com entradas convidativas

Entradas do Soito

De certa forma podemos dizer que a entrada de uma aldeia nos diz um pouco daquilo que ela será por dentro, o que nem sempre é verdade, face à existência de condicionantes específicas, como é o caso das construções particulares, por vezes desinseridas da traça arquitectónica da zona.

De qualquer modo e tendo como ponto de partida as referidas limitações, muito poderemos fazer para melhorar as entradas / saídas das nossas aldeias, assumindo aqui o tal papel de “regionalistas à moda antiga”, até porque dificilmente as nossas autarquias têm condições para embelezar, adequadamente, um multiplicidade de aldeias espalhadas pela serra, concentrando, por norma, esse esforço, nas sedes Concelhias e nas sedes das freguesias mais importantes.

É neste sentido que, estando a aldeia do Soito envolvida num processo de grande transformação ao nível da reconstrução tradicional, ao nível colectivo e individual e da valorização do património colectivo, nos vimos preocupando, também, com o seu aspecto exterior, a fim de que apresente um aspecto atractivo para quem nos visita, mas também para todos os que passam na estrada municipal Góis / Fajão, que assim ficarão com imagem de uma aldeia cuidada, que convida a uma visita ao seu interior.

Nesta linha de raciocínio, iniciámos, há cerca de 5 anos um processo de melhoria das bermas da referida estrada municipal, com a plantação de várias árvores na direcção Soito-Fajão-Malhada (castanheiros, cerejeiras e figueiras), ao mesmo tempo que na Direcção Soito-Colmeal-Góis, recorremos a uma empresa de jardinagem então existente na zona, que ali plantou várias espécies de arbustos e plantas, que dão uma beleza ímpar às referidas bermas, especialmente na Primavera e no Verão.

De referir, também, que a manutenção destes espaços, que em breve serão ampliados, implica a limpeza das bermas (este ano numa maior extensão por parte da Junta de Freguesia do Colmeal), bem como a rega durante o Verão, o que actualmente é feito por um sistema de rega gota a gota, accionado automaticamente, cujos custos iniciais são largamente compensados pelos benefícios futuros.

Por fim não podemos deixar de referir que o actual executivo da Junta de Freguesia do Colmeal procedeu, também, à plantação de várias cerejeiras nas entradas do Soito, bem como noutras aldeias, garantindo a sua manutenção, o que nos parece ser um aspecto bastante positivo para a atractividade das nossas aldeias, sendo também de salientar

Para ilustrar o que acabámos de referir, vejamos as fotos seguintes feitas há cerca de 2 semanas.




António Duarte




3 comentários:

  1. Quem acompanha de perto a realidade das autarquias locais da nossa região sabe perfeitamente as dificuldades que se deparam, tanto de ordem económica (orçamentos de manga curta) e de recursos humanos (escassos)
    No entanto este executivo da nossa Junta é a prova, que com imaginação, esforço e dedicação é possível inovar e fazer “obra” que está a vista de todos, que irá dar frutos no futuro e que é um exemplo para todos.
    Seria interessante também no futuro em terrenos públicos ir incrementando a plantação de Carvalhos, Castanheiros, Sobreiros e outras espécies em detrimento do Eucalipto, que reina nas preferências por ser mais rentável a curto prazo.
    Parabéns aos elementos da Junta de freguesia do Colmeal.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ao/aos promotor/es deste blog, pela sua construção e manutenção, visando dar a conhecer as nossas aldeias, em particular o Soito.
    Está a meu ver muito bem conseguido.
    Todos sabemos as limitações que existem em termos de orçamento, maquinaria e mão de obra destinados à nossa freguesia, mas temos que saber viver com o que temos , racionalizando os meios e "dividindo o mal pelas aldeias" de uma forma justa, se assim for contem sempre com a Comissão de Melhoramentos de Malhada e Casais.
    Bem hajam, saudações Regionalistas.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado à CMMC.

    De facto e à semelhança do que vocês já fazem há mais tempo, tentamos através deste Blog fazer alguma divulgação da aldeia do Soito, a fim de lhe dar visibilidade, dando notícias das coisas boas que se vão conseguindo fazer e que tentam garantir o seu futuro.
    Trata-se de um BLOG muito amador do ponto de vista técnico/informático, uma vez que até agora e para além de alguma informação que nos foi enviada pelo amigo António Marques de Almeida, vive a todos os níveis do esforço de uma única pessoa e o tempo, infelizmente, não dá para tudo.

    Quanto às histórias / tradições que aqui vem sendo contadas e sem falsas modéstias, devo dizer que se alterarmos os nomes dos locais ou de pessoas citadas, elas correspondem, no geral ao que se passava em toda a nossa Freguesia e zona.

    Naquilo que podermos e tendo em conta as nossas limitações, que são muitas, poderão também contar sempre com a nossa humilde colaboração.

    António Duarte

    ResponderEliminar