Recantos e pontos de interesse

Fonte - Velha

Até ao início dos anos 50 do século passado, data em que o sistema de água canalizada foi construído, este seria sem dúvida um dos sítios mais movimentados da aldeia, que então contava com cerca de uma centena de habitantes.

Com água abundante e muito boa e localizada num sítio muito aprazível, a “fonte-velha” continuou e continua a ser para todos nós um ponto de encontro, sobretudo quando o calor aperta e este precioso líquido é o melhor remédio para a sede.
A sua importância foi de novo posta em relevo, quando há cerca de 5 anos e em virtude do incêndio junto à aldeia, a água da rede pública ficou imprópria para consumo.
Há cerca de nove anos e após um estado de grande abandono, a Comissão de Melhoramentos do Soito, então reactivada após cerca de 20 anos de letargia, decidiu requalificar aquele espaço, devolvendo-lhe alguma dignidade.
Entretanto, durante o ano de 2008, considerámos essencial melhorar os acessos que apresentavam algum perigo, tendo em conta a idade avançada de boa parte das pessoas que a utilizam, sendo também essencial fazer um reaproveitamento das águas que face a alguns invernos relativamente secos dos últimos anos, começavam a escassear.
Era também oportunidade de corrigir alguns erros “arquitectónicos”, então cometidos pelo empreiteiro e por à vista a nascente, tal como acontecia na sua versão original.
A imagem actual da fonte velha é mostrada pelas fotos seguintes:


Sem comentários:

Enviar um comentário