quarta-feira, 28 de abril de 2010

O início da CM de Melhoramentos do Soito

É através desta “carta aberta” publicada em 1953 na Comarca de Arganil, que a designada Pró -Comissão de Melhoramentos do Soito, constituída homens da nossa terra residentes em Lisboa, anuncia a criação da futura Comissão de Melhoramentos do Soito, cuja constituição formal viria a ter lugar em 12 de Outubro de 1954, fazendo este ano 56 anos.




“Carta aberta aos naturais de Soito do Colmeal



Caros conterrâneos: - Só um assunto muito importante nos levaria a tomar o precioso espaço do prestimoso jornal que é A Comarca de Arganil. Mas, em face da dispersão da família soitense, é este ainda o melhor meio de rapidamente comunicarmos com todas.

Muitas vezes tereis lamentado o desinteresse que a mocidade da nossa terra parece mostrar por tudo o que seja progresso, quando outros, em menor número e com menos possibilidades, têm feito tanto em prol das suas.

Tem contribuído para essa falta de interesse não só a saída de algumas famílias, como, e principalmente, a saída dos jovens assim que terminam a instrução primária, que passando a viver num mundo diferente, depressa perdem o amor que tinham à terra, não o conseguindo manter as visitas periódicas que lhe fazem, pois o abandono progressivo, aliado à mais completa ausência de condições de vida, para isso contribui.

Tentando modificar este estado de coisas, e animados pelo belo exemplo de outras colectividades, é com prazer que comunicamos estar em organização, em Lisboa, uma Comissão de Melhoramentos, que será mais uma a juntar a tantas outras da nossa região, mas que, para nós, soitenses, representará não só a união de ausentes e residentes na terra, como a possibilidade de tornar esta mais progressiva e, se possível, mais linda.

Contamos já com a valiosa e espontânea adesão de muitos conterrâneos e amigos, estando marcada uma reunião em casa dos nossos conterrâneos Srs. Ernesto e Urbano Marques – Rua Barão de Sabrosa, 174–A para o próximo domingo, dia 7, às 14 horas, para aprovação de estatutos, contando-se com a presença de todos e a inscrição daqueles que ainda não o fizeram. – A Pró-Comissão de Melhoramentos do Soito.”



Publicada na Comarca de Arganil em 1953 (não é visível a data exacta)

Sem comentários:

Enviar um comentário