História da CM Soito

Sócios fundadores e obtenção de Alvará


Na sequência do texto aqui publicado no passado 2010/04/28, onde se dava a conhecer uma “carta aberta” publicada em 1953 na imprensa regional, pela então designada de “Pro-Comissão de Melhoramentos do Soito, que anunciava a criação para breve da CM do Soito, iremos, à medida que nos for sendo possível, publicar mais alguns dados sobre a sua constituição efectiva e sobre a sua história.

Antes de mais devo dizer que é muito reduzido o espólio que dispomos, não existindo, por exemplo, no arquivo oficial, quaisquer fotos de acontecimento relevantes, que muito nos ajudariam nesta tarefa. Ainda assim, tentaremos fazer o que nos é possível.

Assim conforme prometido na referida “carta aberta” já referida e publicada neste BLOG, , a Comissão de Melhoramentos do Soito, foi oficialmente constituída em 12 de Outubro de 1954, com a emissão do Alvará nº 52/1954, emitido pelo Governador Civil de Lisboa.

Os sócios fundadores, cujos nomes aqui evocamos, foram:



Abel Nunes de Almeida Junior

Eduardo Almeida Gaspar

Fernando Duarte Costa

José Nunes de Almeida

Urbano Marques

Ernesto Santos

António Nascimento Duarte

José Martins Gomes

José Maria André

António de Almeida

Marcelino Antunes de Almeida

Ernesto Braz

José de Almeida Antunes

Américo Martins Brás

Guilherme Braz

Alfredo Marques de Almeida

José de Barros Tojal

Alberto Costa

José Lebre Ferreira Jorge



Neste momento apenas José Nunes de Almeida e Eduardo Almeida Gaspar, estão ainda entre nós. O primeiro é ainda uma das pessoas mais dinâmicas do Soito e desde sempre tem ocupado cargos nos corpos sociais da CMS, sendo actualmente o presidente do Conselho Fiscal. O segundo, apesar da idade avançada, continua a ser um grande amigo do Soito.

No artigo segundo dos respectivos Estatutos que a seguir transcrevemos, enumeram-se das finalidades da CM do Soito:

“Artº2 – As suas finalidades são:

a) O estreitamento de relações entre os sócios procurando estabelecer entre eles maior solidariedade;

b) Concorrer por todos os meios ao seu alcance para o melhoramento e engrandecimento da povoação do Soito, actuando sempre de acordo e em colaboração com os respectivos corpos administrativos;

c) Praticar, de um modo geral, todos os actos que tenham como finalidade o engrandecimento da associação e o seu prestígio.”

Apesar da mudança substancial da realidade, devemos reconhecer as finalidades da criação desta associação ainda se matem actuais.

António Duarte




O início da CM de Melhoramentos do Soito - Carta aberta publicada na imprensa regional

É através desta “carta aberta” publicada em 1953 na Comarca de Arganil, que a designada Pró -Comissão de Melhoramentos do Soito, constituída homens da nossa terra residentes em Lisboa, anuncia a criação da futura Comissão de Melhoramentos do Soito, cuja constituição formal viria a ter lugar em 12 de Outubro de 1954, fazendo este ano 56 anos.



“Carta aberta aos naturais de Soito do Colmeal



Caros conterrâneos: - Só um assunto muito importante nos levaria a tomar o precioso espaço do prestimoso jornal que é A Comarca de Arganil. Mas, em face da dispersão da família soitense, é este ainda o melhor meio de rapidamente comunicarmos com todas.

Muitas vezes tereis lamentado o desinteresse que a mocidade da nossa terra parece mostrar por tudo o que seja progresso, quando outros, em menor número e com menos possibilidades, têm feito tanto em prol das suas.

Tem contribuído para essa falta de interesse não só a saída de algumas famílias, como, e principalmente, a saída dos jovens assim que terminam a instrução primária, que passando a viver num mundo diferente, depressa perdem o amor que tinham à terra, não o conseguindo manter as visitas periódicas que lhe fazem, pois o abandono progressivo, aliado à mais completa ausência de condições de vida, para isso contribui.

Tentando modificar este estado de coisas, e animados pelo belo exemplo de outras colectividades, é com prazer que comunicamos estar em organização, em Lisboa, uma Comissão de Melhoramentos, que será mais uma a juntar a tantas outras da nossa região, mas que, para nós, soitenses, representará não só a união de ausentes e residentes na terra, como a possibilidade de tornar esta mais progressiva e, se possível, mais linda.

Contamos já com a valiosa e espontânea adesão de muitos conterrâneos e amigos, estando marcada uma reunião em casa dos nossos conterrâneos Srs. Ernesto e Urbano Marques – Rua Barão de Sabrosa, 174–A para o próximo domingo, dia 7, às 14 horas, para aprovação de estatutos, contando-se com a presença de todos e a inscrição daqueles que ainda não o fizeram. – A Pró-Comissão de Melhoramentos do Soito.”

Publicada na Comarca de Arganil em 1953 (não é visível a data exacta)