Património Preservado

Património preservado

Capela de São Pedro



É talvez um dos sítios mais míticos do Soito, sendo, ao longo da história, para além de um local de oração, o verdadeiro centro da aldeia.
Segundo a tradição oral, terá cerca de seiscentos anos e à data da sua construção situava-se no cimo da aldeia, que entretanto se foi expandido pela encosta. Diz-se, também, que juntamente com a capela do Sobral, é um das mais antigas da Freguesia, para além, naturalmente, das capelas da sede da Freguesia
Ainda segundo a mesma tradição oral, a imagem de São Pedro, feita em Pedra, já existia antes da construção da capela, sendo nesses tempos guardada na casa dos habitantes da aldeia.
Independentemente das convicções religiosas de cada um de nós, consideramos que a capela é o património histórico mais relevante da aldeia e por isso ao longo das gerações houve sempre a preocupação de manter a dignidade deste espaço, através de obras de conservação e manutenção, que apesar da aplicação de novos materiais de construção, ao nível do exterior, manteve intacto o património essencial.
A necessidade de proceder a novas obras, associada às preocupações actualmente dominantes na aldeia, no sentido da reconstrução tradicional levou, e em nosso entender bem, a uma importante valorização do imóvel, que estamos certo orgulharia os nossos antepassados responsáveis pela construção original.
Conforme as fotos seguintes revelam, estas obras consistiram na colocação de tectos e porta em madeira, nova iluminação; telhado em lousa, escadaria em xisto e colocação lambrim exterior em xisto, colocando a capela do Soito como uma das mais preservadas da nossa zona que, de uma forma geral, tem “tratado mal” este tipo de património.

António Duarte