sábado, 7 de agosto de 2010

História da CM do Soito

Os primeiros dirigentes e suas precocupações

Na sequência dos textos que anteriormente aqui já publicámos ( carta aberta que precedeu a constituição da Comissão de Melhoramentos do Soito e a lista dos sócios fundadores), cabe-nos agora fazer referência ao início da actividade desta associação, incluindo os seus dirigentes e as primeiras preocupações no que respeita à realização de melhoramentos em prol da aldeia.

De facto e tendo em contas as actas das três primeiras Assembleias – Gerais que a seguir publicamos, destacam-se, desde logo e para além de outros nomes (p.e. Marcelino Antunes de Almeida, José Maria André e Urbano Marques), aqueles que viriam a marcara a história da CM do Soito até ao início dos anos 80 do século passado, designadamente:

 Abel Nunes de Almeida
 José Nunes de Almeida
 Joao Duarte
 José Martins Gomes

De destacar, também, ao nível da Delegação do Soito, o nome de António Nunes, conhecido como Sargento Nunes, um homem que durante muitos anos foi o comandante do Posto da GNR da Lousã e que, mesmo antes da constituição da Comissão foi uma das pessoas influentes no abastecimento de água potável à aldeia e na construção dos chafarizes, no início do anos cinquenta.

Por sua vez da acta nº 2, respeitante à Assembleia – Geral ocorrida em 1955, destaca-se a a abordagem do tema da estrada de ligação do Soito à estrada Rolão / Colmeal, que inicialmente se previa que fosse efectuada entre o Ventoso e a parte de cima da aldeia, no sítio da Relva.

De lembrar aqui que esta estrada apenas seria uma realidade no final dos anos sessenta, cerca de 15 anos depois e com um traçado bem diferente que é o que hoje conhecemos.

Eis as cópias das referidas actas:







António Duarte


 

Sem comentários:

Enviar um comentário