segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Festival da Diversidade Cultural, Soito, 1 de Outubro de 2011

Decorreu no Soito (Colmeal / Góis), o primeiro Festival da Diversidade Cultural, envolvendo gastronomia de 4 países, música e outros divertimentos, bem como a venda de artesanato e produtos da terra.

Inserida neste evento tivemos, também, a inauguração de mais uma fase do “projecto de valorização do espaço público do Soito”, da autoria dos nossos associados e membros dos órgãos sociais, Liliana Santos e Humberto Sobreira, que inclui protecções em madeira, jardinagem, sinalética e percursos pedestres, com investimento global da ordem dos 10 mil euros e actualmente concluído em cerca de 80%.

Aquele projecto integra um protocolo entre a Comissão de Melhoramentos do Soito e a Câmara Municipal de Góis, cujo contributo financeiro é da ordem de 15% do investimento previsto.

A referida inauguração contou a presença da presidente da Câmara Municipal de Góis, Drª. Maria de Lurdes Castanheira, que aproveitou, também, para verificar in loco a evolução das obras de repavimentação da aldeia, na sequência da requalificação da nova rede de água que este ano teve lugar. Esteve igualmente presente todo o executivo da Junta de Freguesia do Colmeal, liderado por Carlos de Jesus.

Numa breve cerimónia que teve lugar após a referida inauguração, em que foi também invocado o 57º aniversário da Comissão de Melhoramentos do Soito e prestada homenagem aos sócios fundadores na pessoa de José Nunes de Almeida, actual presidente do Conselho Fiscal e único fundador ainda vivo, o presidente da Direcção António Duarte, destacou a importância da inauguração que ali teve lugar, por constituir mais um passo no importante processo de renovação / valorização da aldeia do Soito, tornando-a mais atractiva e com melhores condições de vida.

Nesta sequência salientou que, após um período de longo período de abandono, impulsionado, também, pelo incêndio que há cerca de duas décadas ali destruiu várias casas, o Soito, graças à actividade da sua Comissão de Melhoramentos na última década, bem como aos investimentos privados efectuados na recuperação tradicional de habitações e mais recentemente aos investimentos em curso por parte da CM Góis, está hoje numa fase de ampla recuperação, tendo invertido significativamente a tendência de desertificação humana a que vinha assistindo, uma vez que no último ano triplicou o número de residentes, a maioria dos quais ainda relativamente jovens.

Salientou e agradeceu na pessoa da Drª. Lurdes Castanheira, o importante investimento que a Câmara Municipal de Góis está a efectuar na aldeia, através da colocação de uma nova rede de água e reposição / renovação das calçadas existentes, agradecendo, na pessoa da Senhora Presidente da Câmara ali presente, todo este investimento, bem como o restante apoio recebido daquela autarquia, designadamente no âmbito do protocolo celebrado com a Comissão de Melhoramentos do Soito no âmbito do “projecto de valorização do espaço público do Soito”. Os agradecimentos foram também extensivos à Junta de Freguesia do Colmeal, na pessoa do seu Presidente Carlos de Jesus, pelos investimentos que efectuou / pensa efectuar na aldeia.

Por fim salientou que numa fase de incerteza resultante da crise que o país vive e pela reforma do poder local que agora se inicia, estamos certos que tanto a Drª. Lurdes Castanheira, pela sua capacidade de trabalho, empenho e optimismo, bem como o senhor Carlos de Jesus pelo bom trabalho demonstrado, farão tudo o possível para garantir o dinamismo de que o nosso Concelho e em particular a Freguesia do Colmeal necessitam.

Terminou as suas palavras referindo que não obstante as contrariedades do actual momento que o país vive, a que a Comissão de Melhoramentos do Soito não é imune, esta fará tudo o que estiver ao seu alcance para continuar a melhoria das condições de vida na aldeia, uma vez que ainda há muito para fazer.

Seguiu-se a intervenção da senhora Presidente da CM de Góis, Drª. Maria de Lurdes Castanheira que, após ter saudado os presentes e mostrando palavras de apreço pelos que no passado fundaram a Comissão de Melhoramentos do Soito, salientando o nome de José Nunes de Almeida que há 57 anos integra os corpos sociais desta associação, reconheceu as profundas mudanças a que, na última década tem assistido a aldeia do Soito, após um longo período de marasmo, justificando por isso o investimento na nova rede de água e renovação das calçadas que a Câmara ali está a efectuar.

De seguida elogiou o querer, o esforço e o optimismo demonstrado por esta associação em transformar o Soito na aldeia que hoje é que, em seu entender é uma verdadeira aldeia de xisto, sem subsídios, apenas necessitando de ser reconhecida como tal para integrar o circuito das aldeias do xisto, prometendo enveredar os necessários esforços nesse sentido.

Referiu ainda que os apoios dados pela Câmara Municipal de Góis às obras promovidas pela Comissão de Melhoramentos do Soito, tem sido pequenos contributos face ao esforço de investimento efectuado na aldeia por esta associação, cujos dirigentes sempre se manifestaram contra a chamada subsídio dependência.

Assinalou também, a importância e significado do evento promovido, salientando o significativo número de pessoas ali presente que aparentemente contrariavam a desertificação humana que afecta a nossa zona.

Por fim usou da palavra o senhor Presidente da Junta de Freguesia do Colmeal, Carlos de Jesus que em breves palavras salientou, em nome do executivo que lidera, o apoio que dentro das possibilidades esta autarquia dará à aldeia do Soito, bem como às restantes aldeias da freguesia.

O festival continuou pela tarde e noite contando, para além da gastronomia variada e também de um magusto, com um espectáculo variado, incluindo, o Rancho Folclórico Serra do Ceira, o Fado cantado por Ana Laia, acompanhada à viola por Paulo Vitorino e à guitarra por José Henriques dos Santos, bem como espectáculos de malabarismo, com o grupo Kamones e espectáculo de fogo intitulado o circo da terra, a cargo dos nossos vizinhos e amigos Rosie e Josh.

Às entidades oficiais presentes, a todos os artistas, a todos os nossos associados presentes e em especial aos que estiveram envolvidos na organização, aos artesãos e vendedores de produtos regionais, bem como ao número significativo de pessoas de várias nacionalidades que ali estiveram presentes, o nosso muito obrigado.

Para o próximo ano prometemos fazer ainda melhor.

António Duarte 





























Sem comentários:

Enviar um comentário