quarta-feira, 28 de julho de 2010

Património preservado - Espaço de Lazer a Eira

Quando as nossas aldeias eram densamente povoadas e a actividade agrícola era intensa, a generalidade das aldeias dispunha um espaço colectivo para a debulha do centeio, designado de “Eira”.

Por norma, era um espaço com chão de rocha suficientemente dura e previamente alisada, para onde, após a ceifa, o centeio era transportado em pequenos molhos, às costas, à cabeça, ou em carros de bois, para ali ser debulhado.

A utilização de um espaço ao ar livre, em detrimento dos soalhos dos palheiros ou mesmo das casas de habitação, feitos em madeira, onde se debulhava o milho, devia-se ao facto deste cereal ser mais difícil de extrair do que aquele, exigindo que a debulha se efectuasse nas horas de maior calor e mediante a utilização de uma ferramenta adequada, concretamente o mangualde, cujo manuseio exigia espaço e altura adequados.

Efectuada a “malha” ou “malhada” do centeio, os grãos eram estendidos ao sol para secagem, a fim de adquirirem a dureza necessária à moagem, sendo então guardados nas arcas, à semelhança do milho, a fim de serem moídos e utilizados durante o ano, para juntamente com a farinha de milho, fazer a broa, que era o alimento base dos povos da nossa zona.

Por sua vez a palha de centeio tinha também várias utilizações que iram desde o enchimento dos colchões para as camas (como eles picavam), à sua colocação nas caldeias dos alambiques no âmbito do fabrico de aguardentes, a fim de que a “massa” não agarrasse, à cobertura de currais ou mesmo como pasto para os animais durante o Inverno.

Tanto quanto me lembro, a “Eira” do Soito, foi utilizada até finais dos anos 60 do século passado, data a partir da qual foi abandonada, quer porque nessa altura o centeio já era mais escasso, devido à desertificação humana, mas sobretudo, porque foi então construída a actual estrada rodoviária, que destruiu cerca de metade da sua área.

Este espaço situa-se a cerca de 50 metros do início da aldeia, do lado direito, no percurso Colmeal – Soito (antes era cruzado pela estrada de carros de bois entre o Soito e o Colmeal), e devido à sua destruição parcial e entulhamento pelos resíduos trazidos pela levada ao longo de cerca de 40 anos, estava irreconhecível até há cerca de 2 anos, quando iniciámos as obras destinada a dar alguma dignidade ao local, preservando a memória colectiva e construindo ali um pequeno espaço de lazer.

Durante o ano de 2009 e contando e mediante a colaboração da arquitecta paisagista Liliana Santos, dirigente local da CM do Soito, bem como com a colaboração de outros profissionais qualificados, o espaço da antiga Eira que sobreviveu à passagem da actual estrada (cerca de ½ do inicial), acrescido de uma pequena parcela de terreno que nos foi cedida pelo nosso associado e dirigente Carlos Alberto do Santos de Almeida, ganhou nova dignidade.

O aproveitamento daquele espaço, onde foram gastos cerca de 4.000,00€, envolveu o desentulhamento da antiga Eira e do terreno que lhe foi acrescido, a construção de muros laterais de suporte, a construção de uma cascata alimentada pela levada que atravessa a aldeia, a construção de bancos em pedra, canteiros e estrutura de ensombramento em madeira tratada, bem como a plantação de trepadeiras. Para a conclusão total faltam apenas alguns arranjos ao nível da entrada e a devida sinalização para que seja vista por quem passa na estrada.

Estamos certos que os nossos antepassados, para quem aquele espaço teve outra utilidade, ficariam satisfeitos pelo aspecto que o mesmo actualmente apresenta, conforme se demonstra pelas fotos seguintes:






António Duarte

2 comentários:

  1. Já visitei recentemente este espaço. Recanto muito bem conseguido, é mais uma obra que está a vista e é prova do dinamismo da colectividade local.
    Com iniciativa, visão e reaproveitamento, tem mudado a face da aldeia do Soito para melhor.
    Parabéns e que sirva de exemplo.

    ResponderEliminar
  2. Muitos Parabéns António Duarte e Comissão de Melhoramentos do Soito, a "Eira" ficou realmente muito bonita....Excelente obra. Parabéns!!!Abraço.
    Nuno Santos(Malhada)

    ResponderEliminar